ana_cristina_haja_manha.jpg
ruben-silva-acordar-na-gilao.jpg
fernando_jose_coliseu_da_musica.jpg
jorge_sampaio_do_lado_de_ca.jpg
lilia_martins_clube_magico.jpg
paulo_aguiar_bom_dia_algarve.jpg

Existe alguma vantagem em comprar um imóvel ao banco?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“Existe alguma vantagem em comprar um imóvel ao banco?”

A DECO INFORMA… 

Actualmente, o número de imóveis entregues aos bancos por falta de capacidade para cumprir o crédito tem subido rapidamente nos últimos anos.

Como a gestão de património imobiliários não é a principal função dos bancos, estes vêm-se obrigados a encontrar alternativas para escoarem estes bens. Através da criação de sites para o efeito, o recurso a imobiliárias, bem como a concessão de crédito com condições favoráveis foram algumas das soluções encontradas para o fazerem.

A maior vantagem na compra destas casas reside no facto das condições serem mais favoráveis. Os spreads estão muito abaixo do crédito tradicional, as comissões iniciais são mais acessíveis, às vezes nada é cobrado. O prazo permitido pode ser mais alargado e o montante de financiamento pode chegar aos 100%.

Apesar de poder haver dificuldade em negociar com a banca o valor do imóvel, tente sempre fazê-lo, dada a urgência dos bancos em se desfazerem das casas.

Deve estar, no entanto, alerta para o facto de bancos ou construtores falidos não darem garantias aos imóveis. Aos olhos da lei, os bancos têm o mesmo estatuto de um cidadão que vende a sua casa e assim, o regime da garantia de 5 anos não lhes são aplicáveis. Por outro lado, muitas casas que os bancos vendem pertenciam a construtores que entretanto se tornaram insolventes, deixando, assim, de prestar a garantia do imóvel.

No entanto, nos casos em que o construtor ainda tem actividade, pode o consumidor exercer a garantia caso o imóvel ainda não tenha feito 5 anos.

Em face desta situação, a DECO entende que deveria ser criado um fundo que acautele estas situações em que o consumidor descobre que quem lhes construiu ou vendeu a casa não está obrigado a respeitar o período de garantia para imóveis. Desta forma, qualquer comprador de imóveis, dentro do prazo definido pela lei, poderá gozar da protecção da qualidade dos bens adquiridos.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santa Ana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   instagram
youtube   linkedin  

 googleplus