ana_cristina_haja_manha.jpg
ruben-silva-acordar-na-gilao.jpg
fernando_jose_coliseu_da_musica.jpg
jorge_sampaio_do_lado_de_ca.jpg
paulo_aguiar_bom_dia_algarve.jpg

Costumo comprar em lojas virtuais, que cuidados devo ter?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“Costumo comprar em lojas virtuais, que cuidados devo ter?”

A DECO INFORMA… 

Compre em lojas conhecidas: procure nome, morada, telefone, e-mail e número de contribuinte do vendedor. Não compre sem um endereço físico ou se apenas houver um apartado postal. A morada completa é essencial para localizar o vendedor em caso de problemas.

Se a loja virtual se situar fora da União Europeia, antes de encomendar, informe-se sobre os seus direitos e como desistir da compra. Um sítio estrangeiro, mas dirigido para o mercado nacional (por exemplo, com texto em português), não pode apresentar prazos diferentes da lei portuguesa. Veja se, além dos impostos e portes de envio, existem custos alfandegários que tornam a compra desvantajosa.

Antes de fornecer os seus dados bancários, apure se o sítio tem sistemas de encriptação para o pagamento. As páginas seguras começam por https, em vez de http. Pode pagar as compras com cartão de crédito tradicional ou MBNet, transferência bancária, débito directo, cartão de débito, conta dedicada online e contra entrega. O mais seguro é pagar contra entrega, por transferência ou débito directo.

Se pagar com cartão de crédito, deve ter cuidados especiais: verifique os extractos emitidos pela entidade bancária, para agir em caso de cobrança de quantias erradas, duplo pagamento ou eventual utilização fraudulenta. Em caso de suspeita de fraude, seja rápido a agir. Pode pedir à entidade emissora do cartão a anulação do pagamento efectuado e a restituição dos montantes debitados.

Antes de a compra estar concluída, deve ser visível o custo total. Certifique-se de que não compra produtos adicionais, como um seguro ou outro artigo. O sistema de “duplo clique”, que leva o consumidor a confirmar por duas vezes que concorda com as condições de venda e com a encomenda, deve ser a regra. Evita que aceite, por lapso, propostas comerciais pouco claras.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santa Ana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   instagram
youtube   linkedin  

 googleplus