ana_cristina_haja_manha.jpg
ruben-silva-acordar-na-gilao.jpg
fernando_jose_coliseu_da_musica.jpg
jorge_sampaio_do_lado_de_ca.jpg
paulo_aguiar_bom_dia_algarve.jpg

«Fidelização nas telecomunicações» Tomei conhecimento da vossa petição online. De que se trata e como posso subscrever?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“Tomei conhecimento da vossa petição online. De que se trata e como posso subscrever?”

A DECO INFORMA… 

A DECO entende que exigir uma fidelização de 24 meses aos consumidores que contratam um serviço de telecomunicações é penalizador.

Contudo, as operadoras insistem em aplicar o prazo máximo previsto na lei. Além de ser um entrave à mudança, impede o acesso a novas e melhores ofertas.

Para piorar, quem queira desistir do contrato antes do final do prazo, vê-se confrontado com o pagamento de uma penalização onerosa e desproporcionada quando comparada com os benefícios que recebeu pela fidelização.

A DECO calculou os valores a que ficam sujeitos os consumidores caso queiram desistir do contrato antes do final do prazo. Com base na informação constante dos termos e condições presentes na Internet, a maioria das operadoras calcula a penalização multiplicando a mensalidade pelos meses em falta até final do contrato, o que é desproporcionado.

Neste sentido, a DECO defende que é fundamental alterar a Lei das Comunicações Electrónicas com vista à redução dos períodos máximos de fidelização. Ao mesmo tempo, é essencial a criação de uma norma que estabeleça os critérios para o cálculo da penalização cobrada ao consumidor, caso este termine o contrato antes do final. Para não ser um entrave à mudança, há que definir limites razoáveis para a penalização a ser cobrada face ao benefício obtido no início do contrato.

Com esta alteração, a DECO pretende que o consumidor possa mudar de operadora de telecomunicações com maior facilidade e sem incorrer em custos elevados. Também se espera que esta medida estimule a entrada de novas operadoras no mercado, bem como uma maior concorrência entre os rivais existentes. Para levar avante estas alterações, a DECO vai entregar a petição na Assembleia da República.

Até 6 de Dezembro, todos os portugueses podem juntar-se a esta causa. Basta acederem a www.liberdadenafidelizacao.pt e preencher a informação pedida.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santa Ana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   instagram
youtube   linkedin  

 googleplus