ana_cristina_haja_manha.jpg
ruben-silva-acordar-na-gilao.jpg
fernando_jose_coliseu_da_musica.jpg
jorge_sampaio_do_lado_de_ca.jpg
paulo_aguiar_bom_dia_algarve.jpg

Ouvi falar de aumentos de 5% na factura da electricidade. Podem esclarecer-me sobre os novos preços?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
"Ouvi falar de aumentos de 5% na factura da electricidade. Podem esclarecer-me sobre os novos preços?”
 

A DECO INFORMA… 

Os consumidores pagam mais pela electricidade, desde 1 de Janeiro. Os novos valores, a vigorar no primeiro trimestre de 2014, afectam directamente quem ainda não mudou para o mercado liberalizado, mas também atingem os restantes clientes. Como muitos fornecedores definem ou actualizam os seus planos com base nas tarifas transitórias, aplicando-lhes um desconto, os aumentos acabam também por afectar quem já mudou.

A estrutura do tarifário foi alterada. Houve um decréscimo no termo fixo (o que se paga pela potência contratada) e um aumento no termo variável, ou seja, na energia consumida. Embora o aumento médio seja de 2,8%, não é igual para todos. Na realidade, oscila entre 1,5 e 6% com os escalões de potência mais baixos, que, regra geral, correspondem a consumos menores, a ser mais penalizados. Já a tarifa bi-horária aumenta mais de 4 por cento.

Na prática, devido às alterações no tarifário, o consumo é a componente que mais irá pesar no valor final da factura. Logo, se o consumo estiver acima dos valores médios para a potência que contratou, o consumidor terá uma surpresa desagradável no final do mês.

Como se não bastasse a subida das tarifas, também a contribuição audiovisual, cobrada na factura da electricidade, aumentou 42 cêntimos: passou para 2,81 euros. Como só os consumos anuais de electricidade até 400 kWh estão isentos da taxa, o aumento total da factura da electricidade é muito superior, para a grande maioria dos portugueses.

Devido a estes aumentos, torna-se importante diminuir o consumo de electricidade e optar pelo fornecedor mais barato, que pode descobrir no nosso simulador na página da Associação na Internet.

Ao realizar a simulação aconselhamos o consumidor a ter consigo duas facturas de electricidade, com 1 ano de diferença, para poder indicar o consumo anual e obter uma indicação mais real da poupança que pode alcançar.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santa Ana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   instagram
youtube   linkedin  

 googleplus