ana_cristina_haja_manha.jpg
ruben-silva-acordar-na-gilao.jpg
fernando_jose_coliseu_da_musica.jpg
jorge_sampaio_do_lado_de_ca.jpg
lilia_martins_clube_magico.jpg
paulo_aguiar_bom_dia_algarve.jpg

Ouvi dizer que o aumento da temperatura promove o aparecimento de bactérias causadoras de doenças. Como podemos prevenir esta situação?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“Ouvi dizer que o aumento da temperatura promove o aparecimento de bactérias causadoras de doenças. Como podemos prevenir esta situação?”

A DECO INFORMA…
A maioria dos problemas alimentares ocorre no verão, devido às elevadas temperaturas. Estas oferecem as condições ideais para o desenvolvimento de grande parte dos microrganismos causadores de doenças. A maioria ocorre em casa e com refeições cozinhadas, segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. As medidas preventivas são simples e aqui ficam os nossos conselhos:

 

• Lave bem as mãos, os utensílios e a bancada da cozinha, antes e depois de preparar cada alimento. Se tiver uma ferida, proteja-a. Em caso de gastroenterite, evite manipular alimentos, para não os contaminar.

• No supermercado, deixe para o final os alimentos perecíveis, como carne, peixe e fiambre, e os congelados. Se possível, transporte-os num saco térmico e, em casa, guarde-os de imediato no frigorífico ou congelador.

• Cozinhe bem, sobretudo, o peixe e a carne. Se é adepto de peixe cru, por exemplo, marinado ou em vinagre, congele-o 24 horas antes de preparar, para eliminar possíveis parasitas.

• Se sobraram alimentos e pretende consumi-los no prazo de 1 a 2 dias, guarde-os no frigorífico (4°C ou menos). Para mais tempo, congele.

• Lave os alimentos que consome crus em água corrente potável. Na despensa e no frigorífico, verifique o estado e o prazo de validade dos produtos para garantir que a data não expira na sua ausência. Remova embalagens abertas ou deterioradas da despensa.

• Limpe o frigorífico por dentro e por fora, com o aparelho desligado da corrente. O ideal é lavar com água e detergente. Para desinfectar, pode usar lixívia ou vinagre.

• Se o frigorífico não tiver alimentos, deixe-o desligado e com a porta aberta. Evita a formação de odores.

• Não deixe alimentos expostos na bancada. Coloque a tampa no ralo do lava-loiça para impedir a entrada de pragas e maus cheiros.

 

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santa Ana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   instagram
youtube   linkedin  

 googleplus