rg_estudio_1.jpg
rg_estudio_3.jpg
rg_estudio_mesa.jpg

Que cuidados deveremos ter para evitar produtos cosméticos com substâncias que podem ser alergénicas?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

"Que cuidados deveremos ter para evitar produtos cosméticos com substâncias que podem ser alergénicas?"

A DECO INFORMA…

Os produtos que usa para proteger, limpar e dar melhor aspeto ou odor à pele, ao cabelo, às unhas e à boca são cosméticos. Nenhum tem propriedades terapêuticas. Estas são exclusivas dos medicamentos.

Em certas condições e concentrações, alguns conservantes, perfumes e outros ingredientes adicionados aos cosméticos, por exemplo, para suavizar ou tornar os produtos mais fluidos, podem ter efeitos indesejáveis. O rótulo é o melhor aliado na escolha.

Os problemas são maiores nos produtos destinados a permanecer na pele, como cremes e maquilhagem, porque o tempo de contacto permite alguma absorção. As crianças até aos 3 anos, por estarem em crescimento e não terem as defesas bem desenvolvidas, são mais sensíveis a qualquer substância suspeita. As grávidas são também mais vulneráveis.

A Comissão Europeia tem 26 substâncias identificadas como suscetíveis de causarem alergias. Os cosméticos que as incluem devem ser evitados por pessoas com pele sensível, tendência para alergias e crianças até aos 3 anos. Preste especial atenção aos que anunciam butylphenyl methylpropional: é irritante e, segundo o Comité Científico da Segurança dos Consumidores, pode induzir sensibilidade para alergias.

Se sofre de aftas, o melhor é evitar dentífricos com sodium lauryl sulfate (SLS), já que podem agravar a dor e atrasar a “cura”. Ao contrário do que sugerem alguns boatos, não há provas de que a dita substância cause cancro. Também não está demonstrado que os sais de alumínio dos antitranspirantes sejam prejudiciais para a saúde. Este metal pode, contudo, adulterar o resultado da mamografia através do aparecimento de manchas, que podem confundir-se com sinais de cancro. Para evitar más interpretações, evite usar antitranspirantes quando fizer o exame.

Na nossa página www.deco.proteste.pt podem consultar mais informação sobre como ler e interpretar os rótulos dos produtos cosméticos e, verificar ainda quais os cuidados a ter na escolha dos produtos uma vez que embalagens com bebés, flores ou fundos alusivos ao mar não garantem ingredientes 100% naturais ou que não causam alergias, é preciso conhecer o grau de risco das substâncias.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

emissao online

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA 

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   buzz
twitter