radiogilao.jpg

Quais os resultados do vosso estudo sobre sopa e fruta embalada?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

"Quais os resultados do vosso estudo sobre sopa e fruta embalada?"

A DECO INFORMA…

O que é preparado fora de casa não é barato. Mas é tão cómodo: não ter de cortar a fruta, não ter de arranjar a couve-galega e o agrião...

Abrir a embalagem, retirar o produto e dar-lhe um uso imediato é um alívio enorme, sobretudo para quem, diariamente, tem de cozinhar para toda a família. É uma solução tentadora, até porque a conservação, a higiene e a frescura recomendam-se na maioria das amostras do nosso teste. Porém, é uma solução pouco económica como regra quotidiana.

Fizemos contas, e a diferença de preço entre as versões a granel e embaladas são, sobretudo na fruta fresca, assinaláveis.
A fruta e os legumes pré-embalados que analisámos são, globalmente, frescos. No entanto detectámos algumas bactérias que denunciam falhas na conservação. O surgimento de microrganismos pode dever-se a vários fatores: manipulação excessiva, desinfeção inadequada, contaminação cruzada através de vegetais contaminados ou utensílios incorretamente lavados. Por isso, cozinhe bem os legumes.

A data de validade destes legumes é curta, logo respeite o prazo indicado no rótulo.

A maioria das marcas analisadas apresenta, em geral, a informação exigida por lei: ingredientes, peso, data de validade, conselhos de conservação e produtor.

A indicação do estado de lavagem do produto nem sempre é clara. No expositor de legumes frescos embalados, encontrámos produtos com o mesmo tipo de preparação e embalamento, já lavados e prontos a consumir, lado a lado com outros não lavados. Para os distinguir, antes da confeção, o consumidor precisa de estar atento à embalagem. A menção deveria ser clara, mas encontrámos apresentações distintas.

Mesmo nos casos em que os produtos não são lavados, mas que já têm algum tipo de preparação, como é o caso do caldo verde, seria interessante ter a informação a alertar para “produto não lavado”. Na dúvida, lave os ingredientes antes de os usar na preparação da sua sopa.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

emissao online

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA 

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   buzz
RSS feed   twitter