ana_cristina_haja_manha.jpg
ruben-silva-acordar-na-gilao.jpg
fernando_jose_coliseu_da_musica.jpg
jorge_sampaio_do_lado_de_ca.jpg
lilia_martins_clube_magico.jpg
paulo_aguiar_bom_dia_algarve.jpg

Tenho ouvido falar na subida das taxas de juro. Que vantagens ou desvantagens tem essa subida?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

"Tenho ouvido falar na subida das taxas de juro. Que vantagens ou desvantagens tem essa subida?"

A DECO INFORMA…

O aumento das taxas de juro acontece porque a inflação está a aumentar devido à subida dos preços da energia (o preço do petróleo também aumentou). Os bancos centrais, neste caso o BCE (Banco Central Europeu), terão de tomar medidas para combater a inflação, e a subida dos juros é a que está ao seu alcance.

O que pode acontecer às suas poupanças se os juros ou as taxas Euribor aumentarem? Para as aplicações financeiras com rendimento indexado à Euribor, as notícias são boas. É o caso dos Certificados de Aforro e das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV).

Para os depósitos a prazo também. Com o financiamento nos mercados a ficar mais caro, os bancos irão preferir recolher fundos junto dos clientes, cativando-os com taxas um pouco mais apelativas.

O mesmo raciocínio se aplica ao Estado, que terá interesse em preferir o financiamento junto dos particulares, emitindo novas séries de Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) e de OTRV. O rendimento destas últimas depende da Euribor, mas cada nova série tem sido emitida com uma indexação menos vantajosa. No futuro próximo, é quase inevitável que o Estado venha a oferecer rendimentos mais elevados nas emissões de OTRV e, eventualmente, criar uma nova série de CTPM.

O aumento dos juros também tem impacto nos créditos, mas neste caso as notícias são más. Mais de 90% dos contratos de crédito à habitação têm uma taxa variável indexada à Euribor, logo uma subida dos juros implica um aumento da taxa aplicada ao financiamento. Significa que a prestação mensal a pagar ao banco também sobe, em particular nos contratos após 2008, que apresentam spreads mais altos. Por exemplo, se uma família tiver um financiamento de 100 mil euros a 30 anos e um spread de 2%, uma subida de 1% na Euribor representa cerca de € 52 a mais por mês na prestação.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santa Ana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   instagram
youtube   linkedin  

 googleplus