ana_cristina_haja_manha.jpg
ruben-silva-acordar-na-gilao.jpg
fernando_jose_coliseu_da_musica.jpg
jorge_sampaio_do_lado_de_ca.jpg
lilia_martins_clube_magico.jpg
paulo_aguiar_bom_dia_algarve.jpg

Quem está isento do pagamento de transporte não urgente de doentes?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

"Quem está isento do pagamento de transporte não urgente de doentes?"

A DECO INFORMA…

Com a recente alteração da legislação, há mais doentes isentos do pagamento de taxas de transporte não urgente.

O novo diploma legal permite agora que também os utentes que precisam de cuidados de saúde de forma prolongada, prestados no âmbito da reabilitação ao longo da vida, e que tenham um grau de incapacidade igual ou superior a 60% de natureza motora, possam beneficiar daquela isenção. Aqui incluem-se por exemplo os doentes com paraplegia, tetraplegia ou paralisia cerebral.

Igualmente, os doentes com incapacidade igual ou superior a 60% e com insuficiência económica não pagam o serviço de transporte não urgente, mesmo que este não se destine à realização de cuidados originados pela incapacidade verificada.

O diploma passa ainda a incluir os menores com doença limitante ou ameaçadora da vida, em caso de insuficiência económica, bem como os doentes oncológicos ou transplantados e os insuficientes renais crónicos que realizam diálise peritoneal ou hemodiálise domiciliária.

Por fim, passam a estar livres de pagamento os doentes com agregados familiares em situação de carência económica (rendimento médio mensal até 628,83 euros) e com uma condição clínica incapacitante, como é caso de pacientes com perturbações visuais graves, problemas psiquiátricos ou gravidez de risco.

Para que os doentes possam ter assegurados todos os encargos resultantes do transporte não urgente, o médico deve prescrevê-lo e justificar a isenção.

Nos restantes casos, o uso de ambulâncias e veículos ligeiros para transporte não urgente de utentes do Serviço Nacional de Saúde é pago ao quilómetro pelos próprios.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santa Ana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   instagram
youtube   linkedin  

 googleplus