ana_cristina_haja_manha.jpg
ruben-silva-acordar-na-gilao.jpg
fernando_jose_coliseu_da_musica.jpg
jorge_sampaio_do_lado_de_ca.jpg
lilia_martins_clube_magico.jpg
paulo_aguiar_bom_dia_algarve.jpg

Compensa lavar o carro em centros de lavagem manuais?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

"Compensa lavar o carro em centros de lavagem manuais?"

A DECO INFORMA…

Hoje em dia são cada vez mais os consumidores que optam por lavar o seu carro em centros com sistema manual de lavagem a alta pressão. Nestes centros, o consumidor só tem de colocar moedas – o montante mínimo aceite é €0,50 ou €1,00 – ou fichas e usar a mangueira disponível.

Como este tipo de lavagem implica utilizar um equipamento com temporizador, resolvemos verificar se o tempo de lavagem corresponde ao anunciado. Para tal, em conjunto com um laboratório habilitado, analisamos 50 locais nos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

A primeira descoberta que o estudo revelou foi a de que nem todos os centros indicavam o tempo de lavagem. Dos 50, em 21 não era fornecida informação ao consumidor antes de iniciar a lavagem. Mas em cinco destes, o tempo aparecia no visor assim que se inseria a moeda.

Dos 50 centros de lavagem self-service visitados, em 22 não encontrámos um funcionário que pudesse ajudar os clientes no local. Contudo, 18 destes espaços estavam inseridos em postos de combustível ou supermercados, onde existia alguém para dar assistência. Alguns apresentavam um número de telefone para contacto.

Como se trata de um serviço pago, o consumidor tem direito a receber um comprovativo da despesa efetuada. Contudo, não foi o que aconteceu em nove dos centros visitados. Em quatro, não conseguimos o recibo porque não havia a quem o pedir, nem informação como proceder. Em cinco locais recusaram o recibo.

Daqui se conclui que vários centros de lavagem se encontram em situação irregular ao recusarem ou não apresentarem forma de se obter o recibo do pagamento, uma situação inadmissível e prejudicial para o consumidor.

Para não gastar mais dinheiro do que o necessário, compare o tempo de lavagem anunciado nos diferentes centros nas redondezas da zona onde costuma deslocar-se já que, pela mesma quantia, poderá obter um tempo de lavagem superior.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santa Ana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   instagram
youtube   linkedin  

 googleplus