ana_cristina_haja_manha.jpg
ruben-silva-acordar-na-gilao.jpg
fernando_jose_coliseu_da_musica.jpg
jorge_sampaio_do_lado_de_ca.jpg
lilia_martins_clube_magico.jpg
paulo_aguiar_bom_dia_algarve.jpg

Mudei de comercializador de energia eléctrica. Agora quem faz as leituras do contador?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

"Mudei de comercializador de energia eléctrica. Agora quem faz as leituras do contador?”

A DECO INFORMA…

Cabe ao operador da rede de distribuição assegurar a leitura presencial do contador a cada 3 meses. Esta leitura também pode ser feita por si ou pelo seu comercializador.

Quando a leitura não é realizada, a facturação baseia-se numa estimativa do consumo, de acordo com a metodologia que escolheu. Pode optar entre o perfil de consumo baseado na média diária (por defeito) ou no consumo fixo (acordado com o seu comercializador).

Para garantir que paga a electricidade que realmente gasta, o melhor é comunicar mensalmente a leitura ao comercializador. Pode fazê-lo por telefone ou através de meios electrónicos (site, aplicações móveis ou SMS). Por lei, as facturas devem indicar uma linha de apoio ao cliente, que esclareça a melhor forma de transmitir as leituras.

Na factura, encontra também o CPE (Código do Ponto de Entrega, aplicável à electricidade). É um código alfanumérico que permite identificar o local exacto da instalação de electricidade da sua casa. É constituído por 2 letras no início (identificam o País), seguidas de 16 números (os 4 primeiros identificam o operador de rede) e, no final, mais 2 letras, num total de 20 caracteres.

Sempre que comunicar a leitura, tenha presente o número de cliente (também está na factura), o NIF do titular do contrato e o CPE. Esteja atento à data limite para enviar a informação (algumas facturas indicam-na), de forma a garantir que a leitura real será considerada na factura do mês seguinte.

No contador, retire os números com o fundo de cor branca ou preta. Ignore as casas decimais. Nalguns contadores mais antigos, pode existir uma separação do número com uma vírgula ou em fundo vermelho. Ignore esses números também. Se tiver uma tarifa bi-horária, retire as leituras dos períodos de vazio e fora de vazio. Para a tarifa tri-horária, considere também a leitura das horas de ponta. Em caso de dúvida, contacte a linha de apoio ao cliente.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santa Ana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   instagram
youtube   linkedin  

 googleplus