rg_estudio_1.jpg
rg_estudio_3.jpg
rg_estudio_mesa.jpg

Percurso "Passos Contados - À Descoberta da Mata de Santa Rita"

Percurso «Passos Contados - À Descoberta da Mata de Santa Rita»Estão de volta os “Passos Contados”, passeios pedestres de interpretação da paisagem em Cacela e Vila Real de Santo António. Este ano abrimos a 12ª edição, em Abril, com o percurso:
 
À DESCOBERTA DA MATA DE SANTA RITA
Com o engenheiro florestal Norberto Santos
15 Abril (Domingo)
Ponto de encontro: 9h30 em Santa Rita

Neste passeio pelo Perímetro Florestal da Conceição de Tavira, área conhecida também como Mata de Santa Rita, vamos conhecer a sua história e valores naturais.

Os terrenos que hoje o constituem (com uma área de 449,791 ha) são terrenos baldios municipais, que em tempos asseguravam o direito ao pastoreio e uso dos matos por parte das populações vizinhas. Esta área foi em 1916 submetida a Regime Florestal Parcial, tendo sido também nessa altura aprovado o primeiro plano de arborização, à base de espécies de rápido crescimento, diferentes eucaliptos e a acácia. Foi então regulamentada a distribuição dos produtos da sua exploração entre as populações locais e o Estado.

Pese embora, na sequência de uma prolongada actividade silvícola, predominarem o Pinheiro-manso (Pinus pinea), Eucalipto (Eucalyptus sp., um total de 17 variedades) e acácias (Acacia picnantha), encontramos também diversas quercíneas tais como a azinheira (Quercus rotundifolia), que domina o elenco arbóreo, o sobreiro (Quercus suber), que surge pontualmente, às quais se juntam o zambujeiro (Olea europaea var. sylvestris), a alfarrobeira (Ceratonia siliqua), entre outros. Na Primavera florescem a esteva, o rosmaninho e o tojo colorindo o coberto arbustivo.

No interior do perímetro existem numerosas pequenas linhas de água de regime efémero, que se associam a pequenas charcas e barragens.

No extremo NE do Perímetro Florestal em área de pinhal manso vedada, com uma área de cerca de 40 ha, foi estabelecida uma área destinada a actividades ao ar livre em espaço florestal. No seu interior encontra-se uma pequena comunidade de gamos, uma pequena lagoa com observatório de aves recuperado no início deste ano 2012, alguns trilhos sinalizados, e um parque de merendas com diversos equipamentos destinados a actividades recreativas.

Esta área tem sido, desde há muitos anos, lugar de encontro e convívio das populações próximas que aí se juntam regularmente, em particular no Dia de Santa Maria (2 de Fevereiro) para apanhar as mimosas em flor, e no dia 1 de Maio para os tradicionais piqueniques em família.
 
Norberto Santos, formado em Engenharia Agro-Florestal, é técnico Superior do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, IP, onde desenvolve trabalho na área das matas e perímetros, viveiro florestal, fitossanidade florestal e protecção de arvoredos.
 
 
INFORMAÇÕES
Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.
Pontos de encontro em Santa Rita no CIIPC (antiga escola primária) ou Cacela Velha (junto à cisterna), consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar. Para os percursos nocturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.
A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.
 
INSCRIÇÕES
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. 281 952600 | Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar | http://ciipcacela.wordpress.com
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto.
Valor de inscrição – 3€.
 
Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

fonte/cm-tavira

Faixa publicitária

Emissão em Directo (player 1)

emissao online

Emissão em Directo (player 2)

Video em Destaque

Facebook Rádio Gilão

Consultório do consumidor

Faixa publicitária

Podcast

Publicidade

Faixa publicitária
Faixa publicitária

Contacte-nos

Largo de Santana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA 

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   buzz
twitter