rg_estudio_1.jpg
rg_estudio_3.jpg
rg_estudio_mesa.jpg

"O Mosteiro das Bernardas de Tavira: História e Património"

O Mosteiro das Bernardas de Tavira: História e PatrimónioFotografia: Cristina NetoNo âmbito do programa “Passeios na História de Tavira” e das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e do Ano Europeu do Património Cultural 2018 decorre, no dia 14 de abril, pelas 10h30, na Ermida de São Sebastião, a palestra “O Mosteiro das Bernardas de Tavira: História e Património”, por Andreia Lopes Fidalgo (Historiadora, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve).

O Mosteiro das Bernardas foi fundado, em 1509, pelo rei D. Manuel I em ação de graças pelo levantamento do cerco de Arzila, no qual o auxílio prestado pelos tavirenses havia sido fundamental. Trata-se de um modelo arquitetónico digno de atenção a vários níveis, designadamente, pela história que envolve a sua edificação e existência, pela arquitetura quinhentista que o carateriza, pelo portal manuelino (um dos mais antigos exemplares de arte manuelina no Algarve) e por ter sido, também, a maior casa religiosa feminina da região e a única da Ordem de Cister.

Acerca da palestrante:
Andreia Fidalgo é licenciada em Património Cultural e Mestre em História do Algarve, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Atualmente, é doutoranda e bolseira do Doutoramento FCT do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist), no qual se encontra a desenvolver uma tese sobre O Plano de Restauração do Reino do Algarve: reformismo económico entre 1773 e 1820. É Assistente Convidada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

fonte/cm-tavira

Faixa publicitária

Emissão em Directo (player 1)

emissao online

Emissão em Directo (player 2)

Video em Destaque

Facebook Rádio Gilão

Consultório do consumidor

Faixa publicitária

Podcast

Publicidade

Faixa publicitária
Faixa publicitária

Contacte-nos

Largo de Santana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA 

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   buzz
twitter