ana_cristina_haja_manha.jpg
ruben-silva-acordar-na-gilao.jpg
fernando_jose_coliseu_da_musica.jpg
jorge_sampaio_do_lado_de_ca.jpg
lilia_martins_clube_magico.jpg
paulo_aguiar_bom_dia_algarve.jpg

Tem havido dificuldades em alterar o crédito à habitação em caso de deficiência?

Versão para impressão PDF

DECO - Delegação Regional do AlgarveCONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
"Tem havido dificuldades em alterar o crédito à habitação em caso de deficiência?”
 

A DECO INFORMA… 

A lei de 1986, que regula o crédito à habitação para deficientes, garante que, cumpridos os requisitos necessários, os cidadãos com um grau de deficiência igual ou superior a 60% têm acesso a crédito bonificado para compra ou construção de habitação própria. Porém, quando já há um crédito contratado e a deficiência é adquirida mais tarde, nem sempre é fácil fazer a mudança para o regime bonificado.

A ausência de legislação quanto à migração para outro regime de crédito quando a deficiência é adquirida depois de contraído o empréstimo explica a posição assumida pela banca. Dos 12 bancos que responderam a um questionário efectuado pela DECO, 8 afirmaram conceder crédito à habitação para deficientes e permitir a mudança de regime aos clientes que entretanto adquiram deficiência.

Embora a migração do crédito não resulte num risco para os bancos, a falta de legislação deixa desprotegidos os cidadãos que se encontrem nesta situação.

Todos os bancos contactados garantem que fazem a alteração sem custos e sem necessidade de nova escritura. No entanto, ao colocarem entraves aos pedidos de migração – e foram várias as queixas recebidas –, acabam por ter uma posição discriminatória para eles.

Assim, exige-se que os bancos não possam continuar a ser as autoridades competentes para aprovar um pedido de alteração de regime de crédito à habitação. Entende a Associação que, desde que esteja cumprido o requisito base da incapacidade igual ou superior a 60%, e com o crédito já em curso, à instituição bancária não deverá caber mais do que proceder à alteração do regime e informar o cliente das novas condições, como a nova taxa de juro ou a prestação actualizada.

Neste sentido, a DECO fez seguir para a Assembleia da República e para os membros do Governo uma carta onde expressa as suas preocupações relativas a este assunto.

DECO-Delegação Regional do Algarve

Emissão em Directo (player 1)

Emissão em Directo (player 2)

Facebook Rádio Gilão

Contacte-nos

Largo de Santa Ana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   instagram
youtube   linkedin  

 googleplus